quarta-feira, 27 de julho de 2011

Sushi doce

Oi pessoal!
Hoje matei a vontade que eu tinha de fazer essa receita.

Há um tempo, em uma das apresentações do Mais Você, a Ana Maria ensinou a fazer Sushi de Frutas. Quando vi aquilo achei a coisa mais linda do mundo. Apesar de ver a preparação pensei: "Nossa, deve ser difícil! Não dou conta de fazer isso não!".
Aí está: EU FIZ! Rs


Fui ao mercado, comprei tudo...ou melhor, quase tudo porque não comprei o gergelim preto e a bisnaga de wasabi doce. O wasabi eu não encontrei no mercado e o gergelim só tinha de pacote grande então, desisti....achei melhor improvisar.


 Morango, mana e kiwi.


Cream cheese e goiabada.



Primeiro vamos ao preparo do arroz: Coloque numa panela a água, o leite de coco, o arroz, a baunilha, o açúcar e o coco ralado. Tampe a panela e leve para cozinhar em fogo baixo por aproximadamente 15 minutos. Fique de cima...dê uma olhada e mexa de vez em quando para não queimar o arroz. Adicione a manteiga, misture bem e leve para a geladeira por aproximadamente 2 horas.



Pouco antes de tirar o arroz da geladeira para começar a montagem, pique as frutas em fatias finas e palitos.



Agora vamos montar.

I - Para os sushis:
Molhe as mãos na água, pegue quatro pequenas porções de arroz e faça bolinhos de aproximadamente 5 cm de comprimento. Cubra com as fatias finas. Sirva em seguida com a calda de chocolate.




II - Para os rolls (você pode usar a massa toda para fazer um tipo só ou dividir a massa em 3 partes iguais para fazer um pouco de cada um...eu dividi em três).

1- CALIFÓRNIA (kiwi, manga e morango)
Pegue uma das partes e estenda sobre um saco plástico formando um retângulo de aproximandamente 20cm X 10 cm com 0,5 cm de espessura. A receita pedia pra polvilhar gergelim branco e preto misturados mas usei chocolate granulado. Depois de polvilhar o retângulo de arroz com o chocolate ou o gergelim, coloque por cima outro saco plástico e vire o retângulo de arroz de modo que a parte polvilhada fique para baixo. Retire o plástico de cima (parte sem gergelim ou chocolate) e comece a montar.



No centro do retângulo de arroz, seguindo seu comprimento, coloque as frutas cortadas em palitos, uma ao lado da outra. Com a ajuda do saco plástico que ficou embaixo do retângulo, levante um dado do comprimento e enrole sobre as frutas juntando as laterais e formando um rolo.  Aperte bem para não deixar o centro fofo (com ar). Alise bem enrole no saco plástico e leve à geladeira por 30 minutos ou até o momento em que for cortar. Corte os sushis com aproximadamente 4 cm de altura e sirva em seguida.




2 - TEKKAMAKI (goiabada)
Pegue outra parte da massa de arroz e estenda sobre um saco plástico formando um retângulo como o anterior. Neste eu não polvilhei gergelim ou chocolate...preferi deixar branquinho mesmo.

No centro do retângulo de arroz, seguindo seu comprimento, coloque os palitos de goiabada. Com a ajuda do saco plástico que ficou embaixo do retângulo,  faça exatamente como o anterior...levante um dado do comprimento e enrole sobre a goiabada juntando as laterais e formando um rolo fino.  Não esqueça de apertar bem. Alise bem enrole no saco plástico e leve à geladeira por 30 minutos ou até o momento em que for cortar. Corte os sushis com aproximadamente 4 cm de altura e sirva em seguida.




3 - HOT PHILADELPHIA (goiabada e crem cheese)
Pegue a terceira parte da massa de arroz e estenda sobre um saco plástico formando o retângulo.

No centro do retângulo de arroz, seguindo seu comprimento, coloque os palitos de goiabada.  Com o auxílio de uma colher de café ou uma faca de mesa, cubra a goiabada com o cream cheese. Com a ajuda do saco plástico que ficou embaixo do retângulo,  faça exatamente como o anterior...levante um dado do comprimento e enrole sobre a goiabada e o cream cheese juntando as laterais e formando um rolo.  Novamente: não esqueça de apertar bem. Alise bem enrole no saco plástico e leve à geladeira por 30 minutos ou até o momento em que for cortar e empanar na massa de tempurá para fritar. Corte os sushis com aproximadamente 4 cm de altura, passe na massa de tempura, frite em óleo quente, escorra em papel absorvente e sirva em seguida.



Gente, vou confessar uma coisa: isso é bom demais! O cream cheese derrete junto com a goiabada. QUE FALTA DE EDUCAÇÃO!!! É tão bom que quando mordi, foi isso que eu disse, rs. Olha aí a perdição que fica dentro.



MASSA DO TEMPURÁ:
Enquanto o rolinho fica lá na geladeira, vamos preparar o tempura. Coloque num recipiente misture a farinha com o ovo. Acrescente a água, mexa bem e empane os rolinhos do Hot Philadelphia. Frite um a um passando na massa e colocando direto no óleo.

CALDA DE CHOCOLATE:
Leve ao fogo médio o chocolate, o açúcar e a água. Deixe no fogo até ferver e reduzir um pouco. Espere esfriar e sirva como se fosse o shoyu.

WASABI DOCE:
Para o preparo do wasabi doce, a receita pedia uma bisnaga de wasabi em bisnaga...como eu não encontrei, fiz uma adaptação preparando um falso bombom de leite ninho.
Misturei o leite em pó com o açúcar e um pouquinho de pó de gelatina de limão (bem pouquinho mesmo) e aos poucos fui pingando leite quente até que desse o ponto de enrolar.

Depois de tudo pronto é só preparar um lugar bonito pra servir e se deliciar.





A quantidade dos ingredientes vou passar de acordo com o que fiz na receita, dividindo a massa de arroz em três partes, sendo uma para as frutas, uma para a goiabada e outra para a goiabada e o cream cheese.

Ingredientes:
500 ml de água
200 ml de leite de coco
150 gramas de arroz branco
01 colher de café de baunilha
80 gramas de açúcar
50 gramas de coco ralado
15 gramas de manteiga (1/2 colher de sopa)
Gergelim preto e branco misturados ou chocolate granulado
Fatias bem finas e palitos de morango, manga e kiwi
Goiabada cortada em palitos
Cream Cheese

Ingredientes do tempurá:
01 xícara de chá de farinha de trigo
01 ovo
150 ml de água gelada

Ingredientes da calda de chocolate:
50 gramas de chocolate em pó (02 colheres de sopa)
100 gramas de açúcar (04 colheres de sopa)
100 ml de água

Ingredientes do wassabi doce:
03 colheres de leite em pó
02 colheres de açúcar
01 pitada de gelatinha em pó de limão
leite morno até dar o ponto de enrolar como bombom

Aproveite porque é bom demais!
Beijos

3 comentários: