domingo, 24 de julho de 2011

Polpetone Recheado

Oi pessoal!
Hoje fiz uma receitinha fácil e deliciosa como prato principal do almoço de domingo. Vamos lá...alguém se anima?

Em uma bacia coloque a carne moída, o ovo, o alho, a farinha de rosca, o parmesão ralado, o chimi churri e a noz moscada. Misture tudo até que os ingredientes fiquem bem incorporados. Reserve.



Prepare a  mussarela que pode ser usada de várias formas: em pedaço e fatiada em casa (como eu usei), já comprada fatiada, ralada ou em quadradinhos.



Agora vamos montar os polpetones. 
Divida a carne em quatro porções iguais (100 gramas cada) e amasse cada porção novamente deixando no formato de uma bolinha. Unte as mãos com óleo e abra a porção apertando na mão até que ela fique pouco maior que a palma da sua mão tomando cuidado para que ela não parta.

Coloque a muçarela no centro da porção de carne aberta deixando as bordas livres para que a carne da base se junte com a carne que vai fechar o polpetone. Salpique orégano sobre a muçarela. Coloque outra porção da carne por cima da muçarela para fechar o polpetone. Aperte bem as bordas para não deixar a muçarela sair quando for para o fogo.




Feito isso, empane os polpetones por completo no ovo batido e na farinha de rosca, sempre tomando cuidado para fechar bem as bordas. 



Coloque óleo na frigideira que seja suficiente para chegar até a metade da altura dos polpetone. Leve para fritar um de cada vez e aos poucos vá jogando óleo quente por cima dos polpetones. Quando a base já estiver dourada, com o auxílio de duas espátulas, vire o polpetone para que possa dourar a parte de cima. Cuidado para não queimar o óleo. Tire do fogo e coloque sobre o papel toalha para retirar o excesso de óleo. Ah...você só vai levar os polpetones para fritar para deixá-los dourados...a muçarela vai derreter no forno.




Depois que os polpetones já estiverem fritos. Salpique farinha de rosca em uma travessa ou assadeira e coloque os polpetones para serem levados ao forno 180 graus e preaquecido. Deixe os polpetones assando até que a farinha de rosca da travessa fique dourada.



Transfira os polpetones para outra travessa ou para o próprio prato onde será servido. Cubra com molho de tomate quente. Salpique queijo parmesão ralado e decore com olhas de manjericão. 



Sirva logo que retirar do forno.



























Rende 02 porções.

Ingredientes da massa:
400 gramas de coxão mole moído
01 ovo
1/2 colher de alho picado
02 colheres sopa de queijo parmesão ralado
01 colher de sopa de chimi churri
1/2 xícara de chá de farinha de rosca
Noz moscada a gosto

Ingredientes do Recheio:
200 gramas de muçarela
Orégado

Para empanar:
01 ovo inteiro batido
Farinha de rosca

Cobertura:
Molho de tomate suficiente para cobrir cada polpetone
Queijo parmesão ralado
Folhas de manjericão fresco

Pronto...é só servir. Bom apetite!
Beijos

Um comentário:

  1. Vê,

    Comprei os ingredientes para fazer o polpetone ..... ai reza para dar certo rsss.... Olha é de dar água na boca ver esse seu blog, que carinho, que capricho ...está de parabéns ..Bjs

    ResponderExcluir