segunda-feira, 25 de julho de 2011

Bolo de limão com rum

Oi pessoal!
Ontem à noite por indicação de uma amiga, Elaine, assistimos o filme Julie & Julia. O filme conta a história Julia Child e Julie Powell. 

Julia mudou-se para Paris juntamente com seu marido em 1948. Era uma apaixonada pela cozinha francesa então frequentou uma famosa escola de gastronomia, Cordon Bleu, e algum tempo depois lançou o livro Mastering the Art of French Cooking.

Já a história de Julie se passa em Nova York décadas depois quando aos 30 anos e frustrada com seu dia a dia de funcionária pública, resolve testar TODAS as 524 receitas do livro de Julia em 365 dias publicando seus resultados em um blog pessoal que depois virou um livro.

Resultado: Depois de ver o filme acabei acordando inspirada. Que tal um bolo de limão com rum pra tomar um chá no final do dia?



























Raspe a casca dos limões e reserve. Cuidado pra não raspar a parte branca.


Coloque os ovos já peneirados na batedeira e deixe bater por cerca de 5 minutos. Acrescente o açúcar e continue batendo até que forme um creme. Junte a manteiga derretida, as raspas de limão, o sal e a  farinha peneirada misturada com o fermento. Continue batendo até que fique tudo muito bem misturado. Desligue a batedeira e aos poucos, sem bater, vá incorporando o creme de leite e o rum.



























Unte uma forma redonda de buraco com manteiga e salpique açúcar até cobrir toda a manteiga. 





Coloque a massa e leve ao forno preaquecido 170 graus até que fique bem assado. Eu deixei por 50 minutos. Prontinho! Eu não fiz mas se você quiser, pode fazer a cobertura e jogar por cima do bolo  enquanto ele ainda estiver quente. Basta misturar os ingredientes sem levar ao fogo.







E agora, que tal um chazinho pra acompanhar?

Ingredientes da massa:
5 ovos
1 e 1/2 xícara de chá de açúcar
100 gramas de manteiga
Raspas de 3 limões
1 pitada de sal
1 e 1/2 xícara de chá de farinha de trigo
1 colher de sopa de fermento em pó
3/4 de xícara de chá de creme de leite
1 cálice ou 50 ml de rum

Ingredientes da cobertura:
100 gramas de açúcar refinado
200 gramas de açúcar de confeiteiro
100 ml de rum

Bom apetite!
Beijos

Um comentário: