sexta-feira, 24 de junho de 2011

Torta de chuchu com carne moída

Você deve estar pensando assim: "Por que essa doida vai dar receita de torta de chuchu? Credo!!!"'

Vou confessar: não sou uma pessoa que gosta ou que coma chuchu porque acho que tem gosto de água temperada. Pessoal, essa torta não tem gosto de chuchu nem de longe. Resultado: é tudo de bom.
Essa é receita da minha mãe. Quitutes da Regininha.



























Essa receita precisa ser preparada com pelo menos um dia de antecedência por causa da água que o chuchu solta. Sugiro que você comece a fazer pela manhã.
Vamos lá: Primeiro você precisará descascar os chuchus e tirar aquela parte branca que tem dentro dele. Agora você levará ao fogo numa panela grande com água e deixará os chuchus lá até cozinharem e ficarem molinhos.





















































Depois de cozidos, amasse-os com garfo ou passe-os por um espremedor de batatas. Vai virar uma aguaceira. Não se assuste, é assim mesmo...rs.
Agora você vai precisar de uma panela ou uma bacia alta onde você possa colocar ou encaixar em cima um escorredor de arroz com furos bem pequenos ou uma peneira. Derrame o chuchu espremido no escorredor ou na peneira e deixe ele ali, choraaaaando por  pelo menos vinte e quatro horas pra que ele vire uma pasta. De vez em quando, aperte com uma colher pra soltar mais água. Se o tempo estiver quente, deixe o chuchu chorando dentro da geladeira.

Como eu disse antes: não se assuste, vai soltar muita água....afinal....o chuchu é feito praticamente  de água.





















































Passadas as vinte e quantro horas do choro do chuchu você terá uma pasta ainda bastante úmida mas já está na hora de preparar a massa.



























Agora nesta pasta misture o ovo, a farinha, o queijo ralado, sal e pimenta do reino . Vá incorporando os ingredientes sem apertar muito porque quanto mais você apertar, mais água vai soltar.





























Pronta a massa, prepare o refogado de carne moída com pimenta (amo pimenta), sal, alho, bastante cebola, azeitona e o molho de tomate.
Preparado o refogado, unte um refratário com manteiga e polvilhe com farinha de trigo. Divida a massa. No fundo coloque uma camada da massa de chuchu, depois o refogado de carne e por último o restante da massa.




Agora pincele a massa com uma gema batida e polvilhe com queijo parmesão ralado. Leve ao forno preaquecido 180 graus.


Quando a torta estiver dourada, pronto! Tire do forno e deixe amornar um pouquinho pra ela não desmontar quando você for cortar.



Pronto! Dá até pra dobrar a criançada que como eu odeia chuchu, rs. Não tem gosto de chuchu!

Chegou a hora boa! Vamos?



























Ingredientes da massa:

11 chuchus
01 ovo inteiro
100 gramas de parmesão ralado
01 pitada de sal
Pimenta do reino a gosto
150 gramas de farinha de trigo
01 gema para pincelar a torta
Parmesão ralado à gosto para polvilhar a torta

Ingredientes do recheio:

500 gramas de carne moída
150 gramas de azeitonas verdes picadas
01 cebola inteira bem picada
Sal a gosto
Pimenta calabreza ou dedo de moça a gosto
01 colher de sopa cheia de molho de tomate
01 colher de alho picado
02 colherer de sopa de azeite

Dica 1: O tempo de assar depende do seu forno e da altura que ficou sua torta. Eu prefiro um refratário médio para a torta não ficar muito fininha. Assim, você sente melhor o gosto. 

Dica 2: Eu nunca fiz mas você pode optar por outros recheios como carne seca. Só tome o cuidado de tirar o sal da carne seca e desfiar bem.

Dica 3: Se você for usar o parmesão de saquinho, cuidado pra não usar aquele que é muito salgado e você perder a torta inteira por causa do sal. Cuidado com o sal sempre: queijo parmesão, azeitona...tudo já é salgadinho.

É chuchu, não tem cara de chuchu e muito menos gosto de chuchu. Tente e depois me diga o que achou!

Beijos

2 comentários:

  1. oie!!!

    que cara boa desta torta!!!

    beijokss

    ResponderExcluir
  2. Oi Erika, obrigada! A torta realmente é muito boa. Se fizer, me avise o que achou. Beijos e Feliz 2012!

    ResponderExcluir