terça-feira, 28 de junho de 2011

Quibe Assado

Ontem à tarde cheguei de uma audiência e tinha que preparar o jantar. Resolvi fazer o quibe que era pra ter feito no feriado mas como fui a um churrasco o quibe foi ficando ficando ficando e aí está ele.
Bom apetite!



O bom de fazer assado é que você não coloca pra dentro aquele monte de óleo da fritura, rs.
Primeiro coloque água morna até envolver o trigo e deixe descansar até absorver toda a água. Depois junte todos os ingredientes, misture bem e passe no processador de alimentos. Se você não tiver o processador, passe no moedor de carne.
 


























Depois vai ficar uma pasta homogênea (igual do quibe de fritar), coloque o sal, pimenta e a manteiga.



























Misture bem e comece a montar. Dê uma pincelada de margarina na travessa e coloque uma camada de massa, depois o presunto, a mussarela, o tomate, o orégano e cubra com o restante da massa.


 Agora lambuze por cima com um pouquinho de molho de tomate. Coloque por cima os tomates e as cebolas em rodela salpicados com orégano.
Forno 180 graus coberto por papel alumínio por 40 minutos. Depois tire o papel alumínio e deixe terminar de assar por mais 10 minutos.



























Fica bom!!! Quando você corta sai o queijo derretidíssimo!!! Com uma saladinha então...perdição!

Olha o queijinho derretido!!! Isso mata!

Ingredientes:

250 gramas de trigo
250 gramas de carne moída
Cheiro verde a gosto
Meio maço de hortelã
1 cebola grande para triturar
2 tomates em rodelas
2 cebolas em rodelas
200 gramas de mussarela
100 gramas de presunto
sal, pimenta e oregano a gosto

Boa pedida para um ótimo final de semana!
Bom apetite e até a próxima!
Beijos

sexta-feira, 24 de junho de 2011

Torta de chuchu com carne moída

Você deve estar pensando assim: "Por que essa doida vai dar receita de torta de chuchu? Credo!!!"'

Vou confessar: não sou uma pessoa que gosta ou que coma chuchu porque acho que tem gosto de água temperada. Pessoal, essa torta não tem gosto de chuchu nem de longe. Resultado: é tudo de bom.
Essa é receita da minha mãe. Quitutes da Regininha.



























Essa receita precisa ser preparada com pelo menos um dia de antecedência por causa da água que o chuchu solta. Sugiro que você comece a fazer pela manhã.
Vamos lá: Primeiro você precisará descascar os chuchus e tirar aquela parte branca que tem dentro dele. Agora você levará ao fogo numa panela grande com água e deixará os chuchus lá até cozinharem e ficarem molinhos.





















































Depois de cozidos, amasse-os com garfo ou passe-os por um espremedor de batatas. Vai virar uma aguaceira. Não se assuste, é assim mesmo...rs.
Agora você vai precisar de uma panela ou uma bacia alta onde você possa colocar ou encaixar em cima um escorredor de arroz com furos bem pequenos ou uma peneira. Derrame o chuchu espremido no escorredor ou na peneira e deixe ele ali, choraaaaando por  pelo menos vinte e quatro horas pra que ele vire uma pasta. De vez em quando, aperte com uma colher pra soltar mais água. Se o tempo estiver quente, deixe o chuchu chorando dentro da geladeira.

Como eu disse antes: não se assuste, vai soltar muita água....afinal....o chuchu é feito praticamente  de água.





















































Passadas as vinte e quantro horas do choro do chuchu você terá uma pasta ainda bastante úmida mas já está na hora de preparar a massa.



























Agora nesta pasta misture o ovo, a farinha, o queijo ralado, sal e pimenta do reino . Vá incorporando os ingredientes sem apertar muito porque quanto mais você apertar, mais água vai soltar.





























Pronta a massa, prepare o refogado de carne moída com pimenta (amo pimenta), sal, alho, bastante cebola, azeitona e o molho de tomate.
Preparado o refogado, unte um refratário com manteiga e polvilhe com farinha de trigo. Divida a massa. No fundo coloque uma camada da massa de chuchu, depois o refogado de carne e por último o restante da massa.




Agora pincele a massa com uma gema batida e polvilhe com queijo parmesão ralado. Leve ao forno preaquecido 180 graus.


Quando a torta estiver dourada, pronto! Tire do forno e deixe amornar um pouquinho pra ela não desmontar quando você for cortar.



Pronto! Dá até pra dobrar a criançada que como eu odeia chuchu, rs. Não tem gosto de chuchu!

Chegou a hora boa! Vamos?



























Ingredientes da massa:

11 chuchus
01 ovo inteiro
100 gramas de parmesão ralado
01 pitada de sal
Pimenta do reino a gosto
150 gramas de farinha de trigo
01 gema para pincelar a torta
Parmesão ralado à gosto para polvilhar a torta

Ingredientes do recheio:

500 gramas de carne moída
150 gramas de azeitonas verdes picadas
01 cebola inteira bem picada
Sal a gosto
Pimenta calabreza ou dedo de moça a gosto
01 colher de sopa cheia de molho de tomate
01 colher de alho picado
02 colherer de sopa de azeite

Dica 1: O tempo de assar depende do seu forno e da altura que ficou sua torta. Eu prefiro um refratário médio para a torta não ficar muito fininha. Assim, você sente melhor o gosto. 

Dica 2: Eu nunca fiz mas você pode optar por outros recheios como carne seca. Só tome o cuidado de tirar o sal da carne seca e desfiar bem.

Dica 3: Se você for usar o parmesão de saquinho, cuidado pra não usar aquele que é muito salgado e você perder a torta inteira por causa do sal. Cuidado com o sal sempre: queijo parmesão, azeitona...tudo já é salgadinho.

É chuchu, não tem cara de chuchu e muito menos gosto de chuchu. Tente e depois me diga o que achou!

Beijos

domingo, 19 de junho de 2011

Torta de maçã e nozes

Acordei com uma vontade de fazer um doce...aí resolvi fazer uma das sobremesas que eu mais gosto. Que me perdoem as outras tortas mas a de maçã é tudo de bom.


 Vamos primeiro preparar a massa. Em um refratário você colocará todos os ingredientes e mão na massa. Vá incorporando todos os ingredientes até que fique uma massa homogênea. A receita pede 300 gramas de farinha mas se ficar muito grudenta, vá adicionando farinha aos poucos. O ponto certo da massa é quando ela se solta do refratário sem que fique grudenta e você consiga abrir com um rolo ou mesmo com as mãos.



Pronta a massa, cubra com papel filme ou um plástico e leve à geladeira por 30 minutos. Passados os 30 minutos coloque a massa sobre uma superfície lisa polvilhada com farinha de trigo e abra a massa com um rolo. Unte uma forma de fundo removível ou uma forma normal com pouquíssima manteiga e dê uma polvilhada com farinha. Sobre a forma untada e polvilhada, deite a massa aberta de forma que preencha inclusive as laterais. Fure toda a massa com um garfo e leve ao forno para dar uma preassada. Cuidado pra não passar do ponto porque depois de recheada, a massa voltará ao forno.


Durante o período em que a massa descansa na geladeira, prepare o recheio. Descasque e pique as maçãs. Tenha o cuidado de não picar a maçã antes para que ela não escureça demais.

Aproveite e pique as nozes também. Não deixe muito pequeninha para que você sinta as nozes quando estiver comendo.



Depois de picadas as maçã e as nozes, leve ao fogo para cozinhar as maçãs, a manteiga, o açúcar e a água.


Quando a água começar a ferver, adicione a canela e as nozes e deixe cozinhar até que as maçãs murchem. Lembre-se de mecher de vez em quando.

Quando as maçãs estiverem murchas, adicione a água com maizena para encorpar o doce. Continue mechendo até que a calda reduza e forme um doce bastante cremoso. Lembre-se: não pare de mecher pra não queimar ou grudar o recheio.


Desligue o fogo espere 05 minutos e coloque o recheio sobre a massa preassada.

Pronto. Você pode cobrir a torta com massa para levar ao forno, pode também levar descoberta ou mesmo colocar tirinhas da massa por cima do recheio. Deixe terminar de assar em forno 180 graus até que a parte debaixo da massa esteja dourada. Você pode servir quente ou gelada.

Ingredientes da massa:

300 grs. farinha de trigo
01 colher (sobremesa) fermento em pó
01 pitada de sal
02 colheres (sopa) manteiga
02 colheres (sopa) pinga
08 colheres (sopa) água bem gelada
02 colheres de açúcar

Ingredientes do recheio:

03 maçãs grandes
150 gramas de nozes picadas
02 colheres (sopa) canela em pó
01 colher rasa (sopa) de manteiga
200 gramas de açúcar refinado
600 ml. de água
01 colher cheia (sopa) de maizena dissolvida em meia xícara de água fria

Dica: Se preferir você pode trocar as maçãs por peras.

Sinceramente...essa receita é uma perdição. Bom apetite!
Beijos

quinta-feira, 16 de junho de 2011

Biscoitinho de açúcar mascavo e banana

Oi pessoal! Mais uma receitinha, rs. 
Essa fiz ontem à tarde. É fácil, rápida, gostosa e nesse friozinho com um chá quentinho então...nem se fala.


Pra começar você precisará amassar uma banana nanica. 


 Depois de amassada a banana você precisará separar os demais ingredientes pra começar a misturar. Farinha, leite, açúcar mascavo, açúcar refinado, canela, margarina, leite, sal, uvas passas.


Coloque todos os ingredientes em um recipiente.



Agora sem frescura, mão na massa. À princípio você precisará de duas xícaras de farinha de trigo mas aos poucos você irá colocando um pouco mais até dar o ponto de modelar.


Depois de dar o ponto, cubra a massa e deixe descansar por 30 minutos.


Agora que a massa já descansou o tempo necessário. Modele os biscoitos da forma como preferir. Vale a dica: para os biscoitos não ficarem duros ou secos deixe-os com uma altura de aproximadamente 1cm. Coloque-os em uma assadeira untada com manteiga ou margarina e polvilhada com farinha de rosca. Leve ao forno médio preaquecido por 30 minutos ou até que estejam dourados/assados.


Conforme vai assando, o cheirinho da canela vai chamar sua atenção.


Ingredientes:

1 banana nanica madura
2 xícaras (chá) de farinha de trigo (inicialmente)
1/4 de xícara (chá) de açúcar mascavo
1/4 de xícara (chá) de açúcar refinado
1/2 de xícara (chá) de margarina
1/4 de xícara (chá) de leite
 2 colheres cheias (chá) de canela em pó
 1/2 xícara de uvas passas escuras e sem sementes
1 pitada de sal
Manteiga ou margarina para untar a assadeira e farinha de rosca para polvilhar.
Essa receita deve render aproximadamente 30 unidades.

Agora vai lá. Corre pra cozinha. É tão fácil de fazer que você não vai acreditar. Não esquece do chá ou do café pra acompanhar.
Até a próxima...
Beijos

domingo, 12 de junho de 2011

Pizza Tudo

 Oi pessoal! Essa é minha primeira postagem. Cabe dizer que não sou chef, apenas uso a cozinha pra diversão porque gosto de cozinhar. Gosto mais ainda quando posso fazer isso reunindo os amigos.

A primeira receita tem que ser aquela que traz boas lembranças...que lembra ótimos momentos ao lado de pessoas mais que especiais. Vamos começar por um prato que todo mundo ama!

Sexta feira. Nada pra fazer? Que tal uma pizza recheadíssima e sem aquele gosto sempre igual? Vou contar a história dessa maravilha.

Pizza = Amigos: Em meados dos anos 90 costumávamos nos reunir uma sexta feira na casa de cada amigo. Eu, Manu, Bárbara Sarti, Lívia e Ana Moura, Rodrigo Lima, Patrícia e Karina Abadia (perdão se esqueci alguém)...sempre que a reunião era na minha casa e que tinha pizza, era essa a receita (sem requeijão). Não tinha nada de diferente mas a companhia de bons amigos fez uma pizza simples ficar com um gosto especial.

Pra quem não conhece aí vai minha primeira receita. Facílima e segundo minha cunhada: "muuuito boa, a melhor".
Vale muito a pena tentar.





Vamos lá: você irá precisar de molho de tomate, milho verde, ervilhas frescas, tomate, cebola roxa, presunto, mussarela, requeijão. Ah...esqueci do principal: pizza sem massa de pizza não existe.

Não tem jeito, é chato mas...tudo que não é pequenininho, tem que picar. Ah...pra ficar bonito por favor, tudo mais ou menos do mesmo tamanho.

Picados o tomate, o presunto e a mussarela...






Basta misturar os ingredientes pequenos num recipiente, temperar com sal, orégano, azeite e pimenta (boa, por favor). Esqueci de falar da cebola...é em rodelas e por cima de tudo, rs.

Recheio semi pronto, é só pegar uma massa pronta tipo padaria mesmo, cobrir com molho de tomate (molho, não massa), colocar os picadinhos e por cima cobrir com as rodelas de cebola roxa que tem um sabor mais agradável que a branca. A cor vai ficar incrível!

Toque final: requeijão tipo catupiry






Ingredientes:

1 massa de pizza grande
Molho de tomate
1 lata de milho verde
A mesma medida de ervilhas frescas
100 gr. presunto
200 gr. mussarela
2 tomates italianos
1 cebola roxa
Requeijão tipo catupiry
Orégano, sal, molho de pimenta

Agora é só aproveitar.
Ah...e não esquecer: não importa o prato e sim a companhia de bons amigos!
Até a próxima...
Beijos